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19 de fevereiro de 2010

A Logística é a área responsável por prover recursos.

A Logística é a área responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. Entre as atividades da logística estão o transporte, movimentação de materiais, armazenamento, processamento de pedidos e gerenciamento de informações.




Logística Empresarial - processo de planejar, implementar e controlar eficientemente, ao custo correto, o fluxo e armazenagem de matérias-primas e estoque durante a produção e produtos acabados, e as informações relativas a estas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, visando atender aos requisitos do cliente.



Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes“.



Em resumo: "Logística é a arte de comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o produto/serviço certo, na hora certa, no lugar certo, ao menor custo possível".

O gerenciamento da cadeia logística é um grande lugar para se procurar ganhos. Porém os executivos devem priorizar as definições das estratégias, antes de saírem investindo em otimizações isoladas em áreas de tecnologia de informação, construção de CD´s, terceirização de atividades, automação e etc. Durante a definição destas estratégias devem ser analisados alguns aspectos conceituais do contexto ambiental da cadeia de logística dentre eles citamos:

• Competência Logística - É de importante que os executivos de logística da empresa tenham uma visão sobre como um desempenho logístico excepcional ou competitivamente superior pode se tornar a base da estratégica da empresa.

o A maneira que um empresa decide competir envolve quatro processos essenciais: criação de valor para o cliente, planejamento, controle e continuidade, Estrutura operacional que integra os aspectos espaciais e temporais das atividades de logística que vinculam o suprimento, o apoio manufatura e a distribuição física, Áreas tradicionais de especialização logística devem ser vistas como partes integrantes da competência logística e não como áreas de desempenho independentes.

• Missão da Logística - É o esforço integrado para criar valor para o cliente pelo menor custo total possível. A logística existe para satisfazer as necessidades dos clientes, facilitando as operações relevantes de produção e marketing. Do ponto de vista estratégico a logística procura atingir uma qualidade predefinida de serviço ao cliente por meio de uma competência operacional que representa o estado da arte. Nada faz sentido se as expectativas do cliente não forem totalmente correspondidas.

o Em princípio é possível alcançar qualquer nível de serviço logístico se a empresa estiver disposta a alocar os recursos necessários. No ambiente operacional atual, o fator restritivo é econômico e não tecnológico.

o Para que o desempenho logístico atenda continuamente as expectativas dos clientes, é essencial que a administração tenha um compromisso com o aperfeiçoamento contínuo.

• Modelagem da Logística Integrada - A logística é vista como a competência que vincula a empresa a seus clientes e fornecedores. As informações recebidas de clientes fluem na empresa na forma de atividades de vendas, previsões e pedidos. As informações são filtradas em planos específicos de compra e de produção. O processo tem duas ações inter-relacionadas: fluxo de material e de informações.

Estoques-são quantidades armazenadas ou em processo de produção com a função principal de criar uma independência entre os vários estágios da cadeia produtiva. (Compra/Venda, Compra/Produção, Produção/Distribuição, Operação1/Operação2, etc.)

ESTOQUE MÉDIO - Refere-se à quantidade determinada previamente, que considera a metade do lote normal mais o estoque de segurança. Ele é formado por:

ESTOQUE BÁSICO tem como objetivo: Integrar os controles de Estoque, Solicitação de Compras e Compras.

o Estrutura de Estoque, Controle de Estoque: (Estoques de produtos e controlados inclusive por depósito, almoxarifados, expedição, terceiros, depósitos e filiais de distribuição, etc.), Compras, Solicitações internas de pedido de compras, Controle de cotações com históricos e comparativos para apoio às tomadas de decisão, Follow-up de pedidos de compra, Fornecedores, Produtos e Tributação.

ESTOQUE DE SEGURANÇA - é o estoque de produto para suprir determinado período, além do prazo de entrega para consumo ou vendas, prevenindo possíveis atrasos na entrega por parte do fornecedor. Os estoques de segurança deverão ser maiores quanto maior for a distância do fornecedor ou mais problemático for o fornecedor com relação aos prazos de entregas. Na hora de decidir de qual fornecedor devo comprar, os custos do estoque de segurança devem ser levados em consideração na decisão.

ESTOQUE EM TRÂNSITO - Refere-se ao tempo no qual as mercadorias permanecem nos veículos de transporte durante sua entrega.

SERVIÇO - Resultados gerados por atividades na interface fornecedor-cliente, e por atividades internas do fornecedor para atender às necessidades do cliente.

SERVIÇO AO CLIENTE – Habilidades desenvolvidas pela empresa para atender as necessidades, solicitações e pedidos de informação dos clientes.

Tipos de depósitos /Próprios/Públicos/Contratados. Próprios- é operado pela empresa proprietária da mercadoria. Públicos- é intensamente adotado em sistemas logísticos. Pode ser combinada com a empresa operadora qualquer composição de serviços a curto e longo prazo. Ex: depósitos gerais, depósitos refrigerados, depósitos alfandegados,depósitos de commodities, depósitos de móveis e de utensílios domésticos.

Cada tipo de depósito disponibiliza sua tecnologia de armazenagem e manuseio de materiais, tendo em vista as características e os bens armazenados.

Depósitos Contratados- combinam as melhores características da armazenagem própria, e da pública, oferecendo especialização, flexibilidade de economia de escala, por compartilhar, gerenciamento de mão de obra.

As vantagens de serviço para o sistema logístico, que podem ser obtidas com a utilização de depósitos, não estão necessariamente relacionadas com a redução de custos.

Existem cinco vantagens básicas de serviço que podem ser obtidas por meio da armazenagem:

Estoque ocasional – utilizado na distribuição física fabrica com produção limitadas ou sazonais

Sortimento – podem ser usado por fabricantes, atacadistas ou varejistas diferente do ocasional na duração do uso do depósito.

Combinação – similar ao serviço break bulk

Apoio a produção – Proporciona fluxos constantes de componentes materiais

Presença no mercado – O fator presença no mercado decorre da percepção ou da convicção de que depósitos locais podem atender mais as necessidades dos clientes.

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