Aliança Substantivo, ato ou efeito de aliar-se, ligação, associação para promover os interesses comuns dos membros.
Fatores que estimulam Alianças de serviços logísticos.
Varejista:
1. Alto nível de cooperação
2. Metas / objetivos semelhantes
3. Comunicação clara
4. Apoio de alta gerência
5. Controle de estoque
Fabricantes:
1. Compartilhamento de informações
2. Reconhecimento de vantagens mútuas
3. Implementação controlada
4. Força tarefa conjunta
5. Comprometimento / dedicação de recursos
6. Realização das vantagens
Dependência Mútua:
Um serviço acontece de conformidade com o que foi planejado, não existe meio termo. Prestadores de Serviços envolvidos em alianças devem aceitar a dependência.
A tecnologia da Informação torna cada vez mais acessível a mensuração, em tempo real, do desempenho das operações. Exemplo: rastreamento de carga.
Especialização Central:
Outra característica é o alto grau de especialização no desempenho operacional. O especialista em logística está mais qualificado para executar rotineiramente um serviço essencial do que, uma empresa sujo objetivo, seja a fabricação ou venda de produtos.
Canal de Distribuição
Estudaremos mais profundamente na matéria de Marketing.
O foto em Elementos básicos da logística, é exatamente sabermos so tipos de canais e sua conceituação:
1. Intermediários Atacadistas:
Enquadram-se nesta categoria os atacadistas que compram e vendem por sua própria iniciativa, assumindo os riscos do negócio.
2. Atacadistas Tradicionais:
Ele opera uma empresa com função integral, com visão mais ampla das operações logísticas. Dedica-se a produtos de consumo, grandes quantidades diretamente de produtores e fabricantes. Assume todos os riscos de crédito, entrega, separação de pedidos, vende em pequenas quantidades, etc. È a principal fonte do varejo.
3. Distribuidores Industriais:
Também se enquadra como atacadista tradicional, diferencia-se pelos clientes que servem e pela natureza da mercadoria que vendem.
Os clientes adquirem mercadorias para uso próprio ou semi fabricados, sujeitos a operações adicionais. Exemplo: segmento da indústria de automóveis ou a indústria da mineração. Vendem também para órgãos públicos, estradas de ferro, indústrias em geral.
4. Atacadista sem Depósito:
Tem função limitada, pois raramente assume a tutela da mercadoria. Commodities como carvão, produtos agrícolas e maquinário pesado, são volumosos e exigem economia de escala pela aquisição de cargas complementares. Ele é um intermediário distinto que coordena a entrega, e assume a responsabilidade por ela, assume a titularidade da mercadoria atuando apenas como intermediário comercial no canal de distribuição.
5. Atacadista de Vendas a Vista:
Intermediário de funções limitadas, que operam a vista, sem prestar serviço de entrega das mercadorias. Atendem mercadorias de pequeno porte. Operam em gêneros de primeira necessidade, não têm vendedores externos, não fazem entrega das mercadorias e não vendem a prazo. Serve o pequeno varejista.
6. Distribuidores de Porta a Porta:
Opera geralmente com gêneros de primeira necessidade, atacadista de função limitada especializado em itens de grandes margens de lucro ou em produtos perecíveis de elevado giro. As vendas e a entrega são feitos simultaneamente. O cliente escolhe a mercadoria entre o limitado sortimento do caminhão e fecha o negócio com pagamento a vista.
7. Atacadista de serviço integral:
Classifica-se como intermediário, pois executa todas as funções de vendas por atacado e algumas funções que caberiam ao varejista. Operam com linha de produtos não alimentícios e tem vendedores motorizados que visitam regulamente os clientes.
8. Atacadistas Reguladores:
Operam principalmente no segmento agrícola. Compra a produção dos produtores pequenos, classifica e acumula os produtos, vendendo em economia de escala aos mercados centrais.
9. Meio Atacadista:
È um intermediário com funções variadas, opera como atacadista e como varejista. Exemplo: a indústria automotiva, vantagens nos preços quando a venda é na modalidade atacadista.
10. Intermediários Funcionais:
As empresas não tomam posse das mercadorias; contudo, executam muitas funções dos atacadistas. Só não assumem os riscos de manutenção de estoques.
11. Agentes de Vendas:
Servem a seus clientes no lugar de uma estrutura de vendas própria dos atacadistas ou dos fabricantes. Vendem a produção de um ou mais fabricantes, desde que as linhas não sejam concorrentes. Geralmente seu cliente é de pequeno porte e da indústria têxtil. Servem com prestação de serviço em crédito, cobrança, financeira, etc. São remunerados com comissão.
12. Representante de Vendas:
Assemelham-se aos agentes de vendas, também atendem seus clientes em lugar de uma organização de vendas própria dos atacadistas ou dos fabricantes. São contratados de forma permanente, fornecem informações sobre o mercado e recebem comissão. Difere por ter restrição de atuação por área geográfica, não vendem em todas as regiões. Representam produtos afins ou complementares e não concorrente.
13. Agentes Comissionados:
Raramente trabalham com contratos regulares. Intervêm em uma única transação, ou par vender produtos em ponta de estoque. Ao ser contratado, ele recebe a mercadoria que não é de sua propriedade, armazena, exibe, na forma de amostra ou por inteiro a possíveis compradores. Na negociação prende-se a melhor oferta, desde que seja acima do valor mínimo. Recebem comissão.
14. Corretores:
Servem de ligação entre vendedores e compradores, que geralmente têm muita dificuldade em se encontrarem. Sua função é estimular e combinar contatos entre as partes. Não manuseia a mercadoria, nem representa exclusivamente uma das partes. Recebe comissão dos clientes, seja ele comprador ou vendedor. Serviço muito usado no comércio exterior por pequenos fabricantes de produtos alimentícios e de conveniência.
15. Leiloeiro:
Amplamente usado nos mercados de frutas, tabaco e gado. Mostram o ambiente físico para a comercialização de lotes específicos de commodities, geralmente oferecem suas instalações para todos os vendedores de commodities e para todas as pessoas interessadas em arrematá-las. Os serviços são pagos pelos vendedores e seu custo geralmente representa um valor fixo por transação ou as vezes percentagem da venda.
16. Armazéns de Óleo Cru.
Oferecem seus serviços de armazenagem e distribuição à indústria petrolífera. Pode pertencer a refinarias e serem operados em regime similar ao de uma sucursal de vendas de um fabricante. Podem também ser propriedade particular e ser operado de forma independente.
21 de fevereiro de 2010
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