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21 de fevereiro de 2010

Alianças Logísticas

Aliança Substantivo, ato ou efeito de aliar-se, ligação, associação para promover os interesses comuns dos membros.

Fatores que estimulam Alianças de serviços logísticos.

Varejista:

1. Alto nível de cooperação

2. Metas / objetivos semelhantes

3. Comunicação clara

4. Apoio de alta gerência

5. Controle de estoque

Fabricantes:

1. Compartilhamento de informações

2. Reconhecimento de vantagens mútuas

3. Implementação controlada

4. Força tarefa conjunta

5. Comprometimento / dedicação de recursos

6. Realização das vantagens


Dependência Mútua:

Um serviço acontece de conformidade com o que foi planejado, não existe meio termo. Prestadores de Serviços envolvidos em alianças devem aceitar a dependência.

A tecnologia da Informação torna cada vez mais acessível a mensuração, em tempo real, do desempenho das operações. Exemplo: rastreamento de carga.

Especialização Central:

Outra característica é o alto grau de especialização no desempenho operacional. O especialista em logística está mais qualificado para executar rotineiramente um serviço essencial do que, uma empresa sujo objetivo, seja a fabricação ou venda de produtos.

Canal de Distribuição

Estudaremos mais profundamente na matéria de Marketing.

O foto em Elementos básicos da logística, é exatamente sabermos so tipos de canais e sua conceituação:

1. Intermediários Atacadistas:

Enquadram-se nesta categoria os atacadistas que compram e vendem por sua própria iniciativa, assumindo os riscos do negócio.

2. Atacadistas Tradicionais:

Ele opera uma empresa com função integral, com visão mais ampla das operações logísticas. Dedica-se a produtos de consumo, grandes quantidades diretamente de produtores e fabricantes. Assume todos os riscos de crédito, entrega, separação de pedidos, vende em pequenas quantidades, etc. È a principal fonte do varejo.

3. Distribuidores Industriais:

Também se enquadra como atacadista tradicional, diferencia-se pelos clientes que servem e pela natureza da mercadoria que vendem.

Os clientes adquirem mercadorias para uso próprio ou semi fabricados, sujeitos a operações adicionais. Exemplo: segmento da indústria de automóveis ou a indústria da mineração. Vendem também para órgãos públicos, estradas de ferro, indústrias em geral.

4. Atacadista sem Depósito:

Tem função limitada, pois raramente assume a tutela da mercadoria. Commodities como carvão, produtos agrícolas e maquinário pesado, são volumosos e exigem economia de escala pela aquisição de cargas complementares. Ele é um intermediário distinto que coordena a entrega, e assume a responsabilidade por ela, assume a titularidade da mercadoria atuando apenas como intermediário comercial no canal de distribuição.

5. Atacadista de Vendas a Vista:

Intermediário de funções limitadas, que operam a vista, sem prestar serviço de entrega das mercadorias. Atendem mercadorias de pequeno porte. Operam em gêneros de primeira necessidade, não têm vendedores externos, não fazem entrega das mercadorias e não vendem a prazo. Serve o pequeno varejista.

6. Distribuidores de Porta a Porta:

Opera geralmente com gêneros de primeira necessidade, atacadista de função limitada especializado em itens de grandes margens de lucro ou em produtos perecíveis de elevado giro. As vendas e a entrega são feitos simultaneamente. O cliente escolhe a mercadoria entre o limitado sortimento do caminhão e fecha o negócio com pagamento a vista.

7. Atacadista de serviço integral:

Classifica-se como intermediário, pois executa todas as funções de vendas por atacado e algumas funções que caberiam ao varejista. Operam com linha de produtos não alimentícios e tem vendedores motorizados que visitam regulamente os clientes.

8. Atacadistas Reguladores:

Operam principalmente no segmento agrícola. Compra a produção dos produtores pequenos, classifica e acumula os produtos, vendendo em economia de escala aos mercados centrais.

9. Meio Atacadista:

È um intermediário com funções variadas, opera como atacadista e como varejista. Exemplo: a indústria automotiva, vantagens nos preços quando a venda é na modalidade atacadista.

10. Intermediários Funcionais:

As empresas não tomam posse das mercadorias; contudo, executam muitas funções dos atacadistas. Só não assumem os riscos de manutenção de estoques.

11. Agentes de Vendas:

Servem a seus clientes no lugar de uma estrutura de vendas própria dos atacadistas ou dos fabricantes. Vendem a produção de um ou mais fabricantes, desde que as linhas não sejam concorrentes. Geralmente seu cliente é de pequeno porte e da indústria têxtil. Servem com prestação de serviço em crédito, cobrança, financeira, etc. São remunerados com comissão.

12. Representante de Vendas:

Assemelham-se aos agentes de vendas, também atendem seus clientes em lugar de uma organização de vendas própria dos atacadistas ou dos fabricantes. São contratados de forma permanente, fornecem informações sobre o mercado e recebem comissão. Difere por ter restrição de atuação por área geográfica, não vendem em todas as regiões. Representam produtos afins ou complementares e não concorrente.

13. Agentes Comissionados:

Raramente trabalham com contratos regulares. Intervêm em uma única transação, ou par vender produtos em ponta de estoque. Ao ser contratado, ele recebe a mercadoria que não é de sua propriedade, armazena, exibe, na forma de amostra ou por inteiro a possíveis compradores. Na negociação prende-se a melhor oferta, desde que seja acima do valor mínimo. Recebem comissão.

14. Corretores:

Servem de ligação entre vendedores e compradores, que geralmente têm muita dificuldade em se encontrarem. Sua função é estimular e combinar contatos entre as partes. Não manuseia a mercadoria, nem representa exclusivamente uma das partes. Recebe comissão dos clientes, seja ele comprador ou vendedor. Serviço muito usado no comércio exterior por pequenos fabricantes de produtos alimentícios e de conveniência.

15. Leiloeiro:

Amplamente usado nos mercados de frutas, tabaco e gado. Mostram o ambiente físico para a comercialização de lotes específicos de commodities, geralmente oferecem suas instalações para todos os vendedores de commodities e para todas as pessoas interessadas em arrematá-las. Os serviços são pagos pelos vendedores e seu custo geralmente representa um valor fixo por transação ou as vezes percentagem da venda.

16. Armazéns de Óleo Cru.

Oferecem seus serviços de armazenagem e distribuição à indústria petrolífera. Pode pertencer a refinarias e serem operados em regime similar ao de uma sucursal de vendas de um fabricante. Podem também ser propriedade particular e ser operado de forma independente.

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